GRUPO ESPANHOL VISITOU CENTRO DE MARICULTURA DA CALHETA

GRUPO ESPANHOL VISITOU CENTRO DE MARICULTURA DA CALHETA

Uma representação do Grupo EOMAR do Instituto Universitário ECOAQUA da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), constituído pelos investigadores May Gómez, Alicia Herrera e Ico Martínez, visitou no passado dia 7 de fevereiro o Centro de Maricultura da Calheta.

Esta visita ocorreu para a ultimação dos preparativos para uma experiência que, no âmbito do projeto IMPLAMAC, vai investigar o efeito da ingestão de microplásticos em peixes em mesocosmos (um ambiente fechado e controlado que recria as condições do mar, neste caso).

Conforme informa uma nota enviada à redação, este trabalho de investigação, que será realizado em colaboração com a Secretaria Regional do Mar e Pescas da Madeira, está prestes a arrancar e terá a duração de três meses, tendo o propósito de complementar os resultados apresentados estes dias na Madeira na reunião do IMPLAMAC.

Ademais, realizou-se nos dias 8 e 9 de fevereiro, na Universidade da Madeira, uma conferência de apresentação dos resultados preliminares deste projeto denominado 'Avaliação do impacto dos microplásticos e poluentes emergentes nas costas da Macaronésia', um projeto Interreg-MAC que é liderado pela Universidade de La Laguna (ULL) e no qual a ULPGC participa como entidade associada através da IU-ECOAQUA.

De apontar que p IMPLAMAC, que vai decorrer até setembro próximo, recebeu financiamento de 1.340.000 euros de fundos do FEDER e foi desenhado para criar um observatório com dados quantitativos e qualitativos sobre o impacto dos microplásticos e outros contaminantes nas praias dos arquipélagos das Canárias, Cabo Verde, Açores e Madeira.

A monitorização atingiu um total de 46 praias nos quatro arquipélagos, o que levou a 400 amostragens (quase 4.000 amostras analisadas), permitindo conhecer o grau de contaminação por microplásticos existentes, além do seu impacto em 747 espécimes de 6 espécies diferentes de peixes e seus efeitos nas cadeias tróficas e ecossistemas.

REDAÇÃO JM