“É em contexto escolar que a literacia científica deve ser desenvolvida”, defende Jorge Carvalho
“É em contexto escolar que a literacia científica deve ser desenvolvida”, defende Jorge Carvalho
O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia defendeu hoje que “é em contexto escolar que a literacia científica deve ser desenvolvida, assimilada e consolidada pelos futuros cidadãos”. Jorge Carvalho falava na sessão de abertura...
O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia defendeu hoje que “é em contexto escolar que a literacia científica deve ser desenvolvida, assimilada e consolidada pelos futuros cidadãos”.
Jorge Carvalho falava na sessão de abertura do colóquio sobre ‘Literacia Científica, Ensino, Aprendizagem e Quotidiano’, que decorre hoje e amanhã no Colégio dos Jesuítas, onde considerou que “a Ciência, estando presente em várias fases das nossas vidas, desempenha um papel decisivo no desenvolvimento dos jovens, na aquisição de conhecimentos e na capacidade de intervenção na sociedade”.
Assim, referiu que “possuir literacia científica é importante para podermos tomar decisões válidas, tanto a nível pessoal, como social, e esta capacidade de as pessoas compreenderem a natureza e os processos da Ciência, assim como de usarem esses conhecimentos de forma pragmática no quotidiano, são cada vez mais fulcrais para formar cidadãos ativos e críticos”.
Nessa ordem de ideias, o governante sublinhou que “esta preparação só pode e deve ser implementada e consolidada na escola. A Educação é cada vez mais importante na promoção e desenvolvimento das múltiplas literacias que existem. E a literacia científica não foge à regra. É em contexto escolar que a literacia científica deve ser desenvolvida, assimilada e consolidada pelos futuros cidadãos”.
Afiançando que “a escola é, sem dúvida, o local privilegiado para o desenvolvimento de um processo formativo cada vez mais multiliteracial dos nossos futuros cidadãos”, rematou o seu discurso com a garantia que “as escolas da Região oferecem todas as condições para que os nossos alunos possam adquirir mais e melhores competências, com a finalidade de estarem bem preparados para enfrentar o mercado de trabalho e os desafios do futuro”.
Um estudo do Instituto de Ciências Sociais realizado em Portugal mostra que os portugueses...
Damos valor à sua privacidade
Nós e os nossos parceiros utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego.