Dezenas de milhares protestam em Porto Rico contra governador
Dezenas de milhares protestam em Porto Rico contra governador
Dezenas de milhares de manifestantes protestaram hoje em São João, capital de Porto Rico, para exigir a demissão do governador da ilha caribenha, Ricardo Rosselló. Munidos de bandeiras, cantando e batendo em panelas, os porto-riquenhos ocuparam...
Dezenas de milhares de manifestantes protestaram hoje em São João, capital de Porto Rico, para exigir a demissão do governador da ilha caribenha, Ricardo Rosselló.
Munidos de bandeiras, cantando e batendo em panelas, os porto-riquenhos ocuparam uma das mais importantes artérias da capital, numa demonstração de repúdio, a maior das duas últimas décadas, contra Rosselló, escreveu a Associated Press.
A crise política em Porto Rico foi desencadeada há uma semana, na sequência da divulgação de mais de 800 páginas de uma conversa 'online' em que o governador Ricardo Rosselló e alguns membros da equipa de assessoria insultam jornalistas, artistas e políticos.
No fim de semana, Ricardo Rosselló anunciou que não vai renunciar ao cargo, mas também não vai procurar ser reeleito.
A marcha de hoje acontece um dia depois de um grupo de manifestantes, que exigia a renúncia do governador, ter sido atingido com gás pimenta pela polícia.
A divulgação da conversa do governador com os assessores intensificou uma crise no território, já alimentada pelas críticas de corrupção, má governação, de uma economia fraca e de uma lenta recuperação depois da devastação com o furacão Maria em 2017.
Porto Rico, com perto de 3,4 milhões de habitantes, é um Estado livre associado dos Estados Unidos.
O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP)...
Damos valor à sua privacidade
Nós e os nossos parceiros utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego.