Bebé Matilde já atingiu os 2 milhões de euros para medicamento mais caro do mundo
Bebé Matilde já atingiu os 2 milhões de euros para medicamento mais caro do mundo
Matilde, a bebé de dois meses que sofre de uma doença rara e precisa do medicamento mais caro do Mundo para sobreviver, já atingiu o objetivo de angariar dois milhões de euros para poder fazer o tratamento. "Atingimos o objetivo do valor do...
Matilde, a bebé de dois meses que sofre de uma doença rara e precisa do medicamento mais caro do Mundo para sobreviver, já atingiu o objetivo de angariar dois milhões de euros para poder fazer o tratamento.
"Atingimos o objetivo do valor do medicamento, provavelmente teremos despesas adicionais. Estamos aguardar respostas protocolares e que a saúde da Matilde melhore para podermos avançar com os próximos passos. A todas as pessoas que organizaram e estão a organizar os eventos solidários para a nossa causa, deixamos ao vosso critério o que fazer a seguir. O valor que não for utilizado no tratamento da Matilde será doado às famílias com outras 'Matildes'", lê-se na página do Facebook Matilde, uma bebé especial.
O medicamento em causa é o Zolgensma, produzido pela AveXis/Novartis. É o mais recente tratamento para a atrofia muscular espinhal, uma doença que ameaça a vida de Matilde. Segundo a TVI24, o medicamento está desde outubro do ano passado para aprovação na Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e poderá chegar a Portugal ainda este ano, segundo o laboratório, citado pelo SMA News Today, um portal norte-americano dedicado em exclusivo à atrofia muscular espinhal, SMA na sigla original.
Em Portugal, existe já um medicamento para o tratamento desta doença, o Nusinersen (Spinraza), que só este ano começou a ser comparticipado a 100%, mas não é tão eficaz ou inovador como o Zolgensma.
Desde que foi noticiada a doença de Matilde, têm-se multiplicado as ajudas, com os portugueses a mobilizarem-se para a causa.
Os vereadores do PSD eleitos ao Município de Machico apresentaram, nesta quinta-feira,...
Damos valor à sua privacidade
Nós e os nossos parceiros utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego.